Postagens populares

Pesquisar este blog

sábado, 23 de março de 2013

Achei um site super bacana!!!

Oi minhas Divas,td bom com vcs????
Comigo está,seguindo R.A + A.F quase 100%(ontem comi 1/2 baguete de banana com chocolate que o namorado trouxe_oh zoião!!!).
Hoje vou postar uma matéria que vi no site http://emagrecerdevez.com/saiba-por-que-95-das-dietas-falham.
Divas,adorei este site,tem muitas matérias esclarecedoras.
Aqui vou colocar só um aperitivo da matéria sobre dietas restritivas.

Dietas restritivas engordam!!

O que faz basicamente a Defesa contra Inanição do corpo é reduzir o ritmo, reduzir o METABOLISMO, ou seja, gastar menos calorias e gasta-las mais eficientemente. Estudos mostram que quando ativado, este mecanismo de defesa diminui o metabolismo em no mínimo 20% a 30%! Isto é fato e é bem documentado cientificamente. Como soa para você saber que seu corpo gasta menos calorias quando você quer criar na verdade um déficit de calorias para perder peso? Queremos que o corpo queime MAIS calorias e não menos!! Vejamos umas verdades a seguir.
Dietas muito restritivas irão ativar este mecanismo muito cedo (questão de dias) e logo o ritmo de perda de peso começará a diminuir até parar, situação esta que chamamos de plateau. Certamente você já ouviu falar de pessoas que estão em dietas restritivas e perdem peso nos primeiros dias e logo nas próximas semanas começam a reclamar que pararam de perder peso mesmo cortando mais a ingestão de alimentos. Como se atingissem uma parede, de onde não conseguem passar, este é o plateau.
A situação começa a ficar insustentável, a fome aumenta, os níveis de energia já estão baixos por causa das restrições, o ânimo não é dos melhores e a pessoa acaba desistindo. Após retomar seus hábitos alimentares ela voltará rapidamente a forma anterior, quando tiver sorte, pois, muito facilmente, esta pessoa pode tornar-se ainda mais gorda que antes da dieta e SEM aumentar o consumo de comida! Vejamos a seguir o porquê disso:
Quando se inicia uma dieta restritiva, geralmente, se perde uma boa quantidade de PESO durante a primeira semana. Esta quantidade diminui com o passar dos dias. ENGANA-SE quem pensa que este peso perdido é queima de gordura apenas.
Na realidade, nestas dietas (como dietas de baixo carboidrato), a maior perda de peso neste estágio é de água. O corpo libera o liquido retido nos músculos, tecidos, etc. Ai você pensa, legal, então depois de perder água eu finalmente vou começar a perder gordura!! Infelizmente não. Mantendo-se esta dieta restritiva, o corpo começara a queimar músculo para retirar energia.
Resultado: mais da metade do PESO perdido advém de água e tecidos magros como músculo. Gordura é somente uma parte do todo. Agora algo muito IMPORTANTE! Músculo é tecido metabolicamente ativo, ou seja, músculos requerem energia a toda hora apenas para se manter! Por isso pessoas musculosas precisam comer mais para se manter! Ei, isto não significa que você precisa ser musculoso para emagrecer, afinal todos nós temos músculos no corpo, o que não queremos é perde-los!!!
Cada quilograma de massa muscular requer aproximadamente 100 kcal por dia só para se manter! Se você esta perdendo músculo, você também estará diminuindo a quantidade de calorias que seu corpo requer diariamente para se manter. Seu corpo gastará menos calorias diariamente. Estudos mostram que quando se mantém uma dieta restritiva durante um período prolongado e sem exercício, 40% a 45% do peso perdido é músculo e não gordura. Você NÃO quer isso, certo? Você não quer perder músculos e fazer seu corpo gastar menos energia!
Agora uma rápida pitada de biologia. Quando você come pouco, o corpo certifica-se de estar mais preparado para armazenar a comida, quando esta vier no futuro. A principal enzima responsável pelo armazenamento de gordura é a LPL (Lipoprotein Lipase). Quando a comida esta curta, o corpo se ajusta quimicamente para evitar que o mesmo aconteça novamente no futuro, ajustando a produção destas enzimas! Quando a comida chegar, elas estarão prontinhas para armazenar melhor tudo que conseguirem. Detalhe importante: você não consegue perder células de gordura!! Você consegue esvaziar estas células mas não perde-las! Por isso é tão fácil ganhar peso novamente.
Conclusão deste ponto: Se você mantém uma dieta restritiva prolongada, você irá, inevitavelmente, perder tecido magro, como músculos, juntamente com a gordura. Quando você retomar os hábitos alimentares, mesmo que estes sejam melhores que os anteriores, você estará muito mais propenso a guardar gordura, porque como explicamos, após um período prolongado com dieta restritiva (questão de semanas):
* Seu corpo se ajustou quimicamente para guardar mais gordura quando o alimento retornar (mais enzimas!!)
* Seu metabolismo sofreu um choque e diminuiu consideravelmente, ou seja, seu corpo está gastando MENOS energia diariamente.
* Você perdeu peso muscular! Ou seja, seu corpo precisa de MENOS calorias para se manter. Menos do que antes da dieta.
Por estes fatores, caso você volte a ingerir a mesma quantidade de comida de antes da dieta, você engordará muito mais fácil! Já que seu corpo esta gastando bem menos energia agora, se você comer a mesma coisa que antes, você estará ingerindo um excesso calórico maior que antes, sendo este, perfeitamente armazenado em suas células adiposas que voltarão a inflarem.

E aí Divas...gostaram?
Bjinhos.